top of page

Sua empresa é sustentável?

  • Centro Sebrae de Sustentabilidade
  • 6 de jul. de 2016
  • 4 min de leitura

Implementar práticas sustentáveis em sua empresa pode trazer benefícios que vão além da preservação do meio ambiente, como economia real de recursos no final do mês.

A questão ambiental deixou de ser preocupação apenas de governos para se tornar foco da atenção dos consumidores. Diante dessa mudança, as empresas também têm se preocupado em adotar práticas sustentáveis, como forma de passar uma imagem positiva para os clientes.

Mais da metade das micro e pequenas empresas brasileiras, porém, não veem a sustentabilidade dos seus negócios como uma oportunidade de ganhos, mostra uma pesquisa recente feita pelo Sebrae, parceiro do Portal Sociedade de Negócios. Essa percepção é um erro: alguns hábitos são simples de serem colocados em prática e podem, também, gerar economia no fim do mês.

Pedro Parreira, diretor da Parcon Consultoria Empresarial, diz que, já na hora de montar o negócio, é possível adotar práticas ambientalmente corretas, optando pelo uso de telhas que reduzem o calor, por exemplo. Isso evita o uso excessivo de refrigeradores e ventiladores.

Outras práticas sugeridas por Parreira são usar coletor de luz solar, que gera economia com a conta de energia elétrica, e optar pelo uso de luz natural nas fábricas, o que diminui o uso de lâmpadas.

Mas algumas atitudes são mais simples e podem ser adotadas durante toda a vida da empresa, já que não demandam nenhum grande investimento.

O Centro Sebrae de Sustentabilidade cita algumas delas: detectar e eliminar vazamentos, diminuir o uso de bebedouros e imprimir somente o que o for realmente necessário.

15 práticas sustentáveis que qualquer empresa pode adotar:

Elimine vazamentos

Ao eliminar vazamentos, você evita o desperdício de água e reduz o valor da conta no fim do mês.

Instale torneiras de baixo consumo de água Torneiras de baixo consumo de água ou com fechamento automático ajudam a baixar a conta da empresa. Elas são encontradas em todas as lojas de materiais de construção e hidráulicos.

Diminua o uso de bebedouros Passe a utilizar garrafas térmicas. Adquira garrafas de 2 a 5 litros, encha de água bem gelada e coloque cubos de gelo, logo pela manhã. Assim, terá água gelada, até o final do expediente. Essa atitude reduz gastos de energia com bebedouros e até geladeiras ou frigobar.

Lave o carro de sua empresa a seco Antes de mandar lavar o carro de sua empresa, faça pesquisa na cidade sobre lugares que utilizam o método de lavagem a seco. Existem várias opções com redução de utilização de água, com custo menor do que a lavagem tradicional.

Mantenha as fiações elétricas em bom estado Fiações elétricas em bom estado evitam a fuga de energia por meio de fios danificados e possíveis acidentes.

Substitua lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas fluorescentes Quem faz a substituição consegue fazer uma economia de energia de 60%, em média. A estratégia evita a emissão de cerca 136kg de gás carbônico por ano e diminui o número de substituições, porque a lâmpada fluorescente tem maior vida útil.

Use de maneira eficiente o ar condicionado Para que o ar condicionado funcione com maior eficiência, não deixe o equipamento em lugares quentes ou sob a incidência do sol. Faça limpeza dos filtros regularmente. Ao ligar o aparelho, feche as portas e janelas.

Não deixe aparelhos eletroeletrônicos em stand by Desligue ou desconecte a tomada de equipamentos, quando não estiver utilizando-os. Isso gera uma economia média de 12% no consumo de energia elétrica.

Se necessário, troque os monitores O maior responsável pelo alto consumo de energia do computador é o monitor. Os monitores LCD gastam menos energia, além de ocuparem menor espaço na mesa. Outro aspecto interessante é que a cada dia esses monitores estão ficando mais baratos.

Imprima somente o necessário Quando for imprimir, faça todas as impressões de uma vez. A atitude diminui o custo mensal da conta de energia, porque em cada impressão encaminhada há uma descarga de energia elétrica para aquecimento da máquina. Isso também aumenta a vida útil do aparelho.

Faça separação do seu lixo Faça separação do seu lixo para destinação correta dos resíduos. O que você ganha: possibilita a reciclagem de materiais; evita a degradação do meio ambiente, economizando matérias-primas para fabricação de novos produtos; auxilia o fortalecimento econômico de cooperativas de reciclagem, contribuindo para melhoria de vida dos catadores; contribui para o aumento de vida útil dos aterros sanitários, evitando que produtos recicláveis sejam destinados incorretamente.

Diminua a geração de resíduos Desenvolva o hábito de perguntar ao seu cliente se ele necessita de sacolas plásticas. Se necessário, utilize sacolas retornáveis. Assim, é possível reduzir o custo com e se evita o uso de plástico, leva anos para se decompor no meio ambiente.

Diminua a quantidade de correspondências É possível e recomendável evitar o recebimento de correspondências inúteis, que chegam a sua empresa e vão direto para a lixeira, sem sequer serem abertas. Elas servem apenas para aumentar o volume de resíduos a serem descartados. Entre em contato com os emissores dessas correspondências e cancele o envio delas.

Faça parceria com cooperativas de recicladores e doe seus resíduos recicláveis Os resíduos recicláveis de sua empresa (papéis, plásticos, eletrônicos em desuso etc.) são materiais valiosos para cooperativas de recicladores. Torne-se parceiro dessas entidades em sua cidade e doe os resíduos gerados no dia a dia para elas. Dessa forma estará reduzindo o volume de resíduos na coleta, lixões e aterros sanitários e, ainda, vai apoiar a atividade produtiva e remunerada dos recicladores de resíduos, que fornecem tais materiais para as indústrias de reciclagem.

Faça publicidade de forma sustentável Faça a publicidade de sua empresa direcionada especificamente para clientela/ público que atende, evitando assim o uso excessivo de materiais; se possível, compense esses recursos utilizados na campanha publicitária.


 
 
 

Comentários


Copyright 2016 por Triumphus Assessoria e Consultoria - All Rights Reserved

bottom of page